Primeiro de tudo, precisamos entender O QUE É UMA PERSONA. Você sabe?
Uma Persona é uma representação de um cliente “ideal” de um negócio. Ela é construída através de dados demográficos, psicográficos, comportamentais, desejos, problemas e motivações.
É uma forma bem completa de segmentação de mercado. Com ela, é possível se relacionar com o cliente de forma sólida e proveitosa, além de saber exatamente para quem você está comunicando. Quanto mais segmentado e específico, melhor.
Por que criar uma persona?
Considerada um grande passo dentro do marketing digital, a criação de personas possibilita um melhor entendimento do público que se deseja atingir. Além disso, facilita a produção de conteúdo, já que se está falando com o público correto; é possível estabelecer o tom de voz que melhor se encaixa à estratégia criada e conta com uma grande chance de atingir bons resultados.
Qual a diferença entre público-alvo e persona?
Essa é uma dúvida muito comum, já que os conceitos podem soar bastante parecidos no início, mas nós podemos te ajudar com isso!
Público-alvo é bem mais geral, utilizando principalmente dados demográficos como base, por exemplo:
- Gênero;
- Idade;
- Renda;
- Escolaridade;
- Estado Civil;
- Profissão;
- Hábitos de compra;
Ex: Homens, solteiros, de 20 a 35 anos que tenham formação superior, moradores da região Sul com renda mensal entre R$ 3.000 a R$ 5.000 e que costumam frequentar a academia.
Enquanto a Persona, por sua vez, utiliza dados mais específicos, criando de fato um cliente de “exemplo” para que se possa visualizar com quem estamos nos comunicando, abordando dados mais comportamentais e pessoais.
Ex: Leandro, tem 25 anos, é formado há 2 anos, mas já atua na sua área há um tempo. É solteiro e mora sozinho em Curitiba. Costuma frequentar a academia de 2 a 3 vezes por semana, e leva isso muito a sério. Gosta de cuidar da sua saúde e manter uma alimentação balanceada.
É importante ressaltar que, é normal que uma empresa tenha mais de uma persona. Dependendo dos produtos e serviços oferecidos e do nicho que cada um atua, podemos criar diferentes personas, para que todos os clientes em potencial sejam atingidos da maneira certa.
Com isso, você consegue otimizar o seu investimento em marketing digital e obter resultados significativos, sem se preocupar em produzir conteúdo para quem não tem interesse ou necessidade de adquirir o seu produto.
Como criar a sua persona?
O passo ideal para começar a criação da sua persona, é realizar pesquisas de mercado e entrevistar atuais clientes, para entender melhor o processo de compra através do ponto de vista do consumidor. Quanto mais informações você conseguir coletar, melhor será o resultado.
Depois, analise os dados para iniciar a criação.
Separamos alguns exemplos de assuntos que você pode perguntar inicialmente para começar a estruturar a sua persona:
- Hábitos de compra;
- Objetivos;
- Desejos;
- Motivações;
- Problemas enfrentados;
Quando se alcança o objetivo de enviar a mensagem pretendida às pessoas certas, o sucesso se torna consequência.