Já pensou que ótimo seria se você pudesse saber exatamente o que está passando na cabeça do seu cliente? Claro que não podemos entrar literalmente na mente de ninguém, mas existe uma ferramenta que nos ajuda a entender melhor o cliente, através de seu comportamento e sentimentos. Essa ferramenta é chamada de: Mapa da Empatia.
A palavra “Empatia” significa saber se colocar no lugar do outro, e é válida tanto na vida pessoal quanto profissional. Quando existe empatia na relação entre a empresa e o cliente, a chance de sucesso é muito maior, já que a empresa passa a conhecer o seu cliente muito melhor, compreendendo suas dores e desejos.
Como funciona?
A proposta do Mapa da Empatia consiste em entender o que o cliente pensa, sente, fala, faz, sente e vê, além de suas dores e desejos. Com isso, é possível traçar exatamente o perfil do seu público-alvo, de forma simples e visual. Além disso, ele pode ser usado para diversas finalidades, inclusive para a vida pessoal, independente da situação. Confira a imagem ilustrativa:
No centro do mapa, fica o seu cliente. Crie uma persona para ele, com nome, idade e diversas características, para que você consiga visualizar melhor e ter um bom norte na hora de seguir com o trabalho.
- O que ele vê e ouve?
O que o cliente costuma ver no seu dia a dia? Como é a sua rotina?
Que lugares ele frequenta?
Ele costuma assistir TV ou algum streaming? O que ele costuma assistir?
Que músicas ele costuma ouvir?
Que marcas ele consome?
Ele é influenciado por alguém? Quem?
Essas são só algumas das perguntas que podem nos ajudar a identificar o que precisamos. Quanto mais específico, melhor.
- O que ele pensa e sente?
Que tipos de pensamentos ele tem?
Ele costuma pensar sobre o futuro?
Quais são as suas principais preocupações?
Quais os seus interesses?
Ele se sente triste ou feliz?
- O que ele fala e faz?
Sobre quais assuntos ele costuma falar?
Como ele age?
Ele tem hobbies? Quais?
Qual é o seu estilo de vida?
- Quais são as suas necessidades/desejos?
O que ele deseja?
O que faz ele feliz?
Onde ele quer chegar?
Quais são as suas expectativas?
- Quais são as suas dores?
Quais são os seus problemas?
Do que ele tem medo?
Quais obstáculos precisam ser superados?
Agora que você já entendeu como funciona o Mapa da Empatia e está pronto para colocar em prática, aproveite para fidelizar os seus clientes e alcançar o sucesso de forma real, humana e compreensiva!
Ainda tá com dúvidas? Quer saber mais? Nós podemos te ajudar! Entre em contato com a gente agora mesmo e transforme a comunicação de sua marca.