Falar sobre a expansão da internet pode parecer clichê e repetitivo, mas não podemos ignorar o fato de estarmos constantemente dependendo da nossa conexão para executar qualquer tipo de tarefa, seja por trabalho ou entretenimento.
A internet já está enraizada no nosso dia a dia, e às vezes nem percebemos o quanto precisamos dela, e para isso, vou te fazer algumas perguntas: você consegue ficar 1 dia sem responder ou enviar uma mensagem? sem atualizar a sua caixa de entrada do e-mail? sem acesso às redes sociais? sem pesquisar por qualquer tipo de informação?
Difícil, né? Pois todas essas situações são apenas algumas das que testemunhamos, e fazemos parte, todos os dias. E sabe de uma coisa? A tendência é evoluir ainda mais!
O que é Marketing Digital?
Esse tipo de Marketing foi se tornando mais popular no início dos anos 2000, quando aumentou, de forma significativa, a quantidade de usuários na internet. Por isso, as empresas passaram a investir cada vez mais no meio digital e tecnológico.
O Marketing Digital consiste, de forma resumida, em diversas estratégias de comunicação no ambiente digital, com o objetivo de gerar resultados. Além disso, se formos comparar com outros tipos de marketing, esse é muito mais acessível, podendo ser utilizado em qualquer empresa.
Embora o mundo digital nos faça pensar imediatamente em redes sociais, por ser um canal forte e em constante evolução, existem outros canais que podem ser utilizados, como e-mail, blog, mídia paga, busca orgânica, entre outros. Sempre lembrando que: cada canal tem sua particularidade, por isso, cada conteúdo deve ser adaptado de acordo com a forma que será comunicado.
Estratégias de Marketing Digital:
Existem estratégias dentro do próprio Marketing Digital, que podem ajudar e trazer bons resultados. O primeiro passo é definir um objetivo, para que assim, você possa analisar bem o que pretende conseguir através do meio digital, e testar para ver qual delas funciona melhor.
Para deixar você um pouco mais por dentro de todas essas mil possibilidades que o mundo online proporciona, separamos algumas das principais estratégias para explicar melhor. São elas:
- Inbound Marketing: O principal objetivo é que ao invés de você encontrar os clientes, eles que te encontram. Você precisa entender a necessidade e o problema do seu cliente, para que consiga se comunicar com ele de forma satisfatória.
- E-mail Marketing: Para você que acha que o e-mail não é mais tão usado, ele é sim, principalmente por empresas Com essa estratégia, você consegue enviar mensagens e conteúdos para quem deseja receber, fortalecendo sua marca e relacionamento.
- Marketing de Conteúdo: Compartilhe conteúdos de relevância com o seu público, seja através de redes sociais, blog, e-books, entre outras opções. Torne-se especialista e referência na sua área.
- Mídia paga: Para você que procura por algo mais imediato e de fácil mensuração, invista em links patrocinados ou anúncios em redes sociais. Existem diversas maneiras de divulgação e alcance de público-alvo através dessa estratégia.
Ficou um pouco mais claro? Então continue com a gente!
Mas por que o Marketing Digital é tão importante?
Você já percebeu o quanto é importante ter uma presença digital para a sua empresa hoje em dia, não é mesmo? Então precisamos falar sobre algumas vantagens que o Marketing Digital pode proporcionar para você e seu negócio.
Além dos métodos digitais serem bem mais rápidos e práticos, você consegue fazer uma segmentação bem mais específica, podendo se comunicar exatamente com o seu público-alvo ou clientes em potencial. Com isso, torna muito fácil a possibilidade de você adquirir um alcance global, se for do seu interesse.
Outra vantagem é que você pode se destacar em meio à concorrência, entendendo o seu público, além de auxiliar na identificação e solução de seus problemas. O comportamento dos usuários podem ser analisados com precisão, já que os resultados são facilmente mensuráveis, sem a necessidade de altos investimentos logo de cara.
Ainda tá com dúvidas? Quer investir no Marketing Digital? Nós podemos te ajudar! Entre em contato com a gente agora mesmo e transforme a comunicação de sua marca.