O Mapa da Empatia

Já pensou que ótimo seria se você pudesse saber exatamente o que está passando na cabeça do seu cliente? Claro que não podemos entrar literalmente na mente de ninguém, mas existe uma ferramenta que nos ajuda a entender melhor o cliente, através de seu comportamento e sentimentos. Essa ferramenta é chamada de: Mapa da Empatia.

A palavra “Empatia” significa saber se colocar no lugar do outro, e é válida tanto na vida pessoal quanto profissional. Quando existe empatia na relação entre a empresa e o cliente, a chance de sucesso é muito maior, já que a empresa passa a conhecer o seu cliente muito melhor, compreendendo suas dores e desejos. 

Como funciona?

A proposta do Mapa da Empatia consiste em entender o que o cliente pensa, sente, fala, faz, sente e , além de suas dores e desejos. Com isso, é possível traçar exatamente o perfil do seu público-alvo, de forma simples e visual. Além disso, ele pode ser usado para diversas finalidades, inclusive para a vida pessoal, independente da situação. Confira a imagem ilustrativa:

No centro do mapa, fica o seu cliente. Crie uma persona para ele, com nome, idade e diversas características, para que você consiga visualizar melhor e ter um bom norte na hora de seguir com o trabalho.

  • O que ele vê e ouve? 

O que o cliente costuma ver no seu dia a dia? Como é a sua rotina?

Que lugares ele frequenta?

Ele costuma assistir TV ou algum streaming? O que ele costuma assistir?

Que músicas ele costuma ouvir?

Que marcas ele consome?

Ele é influenciado por alguém? Quem?

Essas são só algumas das perguntas que podem nos ajudar a identificar o que precisamos. Quanto mais específico, melhor.

  • O que ele pensa e sente?

Que tipos de pensamentos ele tem?

Ele costuma pensar sobre o futuro?

Quais são as suas principais preocupações?

Quais os seus interesses?

Ele se sente triste ou feliz?

  • O que ele fala e faz?

Sobre quais assuntos ele costuma falar?

Como ele age?

Ele tem hobbies? Quais?

Qual é o seu estilo de vida?

  • Quais são as suas necessidades/desejos?

O que ele deseja?

O que faz ele feliz?

Onde ele quer chegar?

Quais são as suas expectativas?

  • Quais são as suas dores?

Quais são os seus problemas?

Do que ele tem medo?

Quais obstáculos precisam ser superados?

Agora que você já entendeu como funciona o Mapa da Empatia e está pronto para colocar em prática, aproveite para fidelizar os seus clientes e alcançar o sucesso de forma real, humana e compreensiva!

Ainda tá com dúvidas? Quer saber mais? Nós podemos te ajudar! Entre em contato com a gente agora mesmo e transforme a comunicação de sua marca.

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