Marketing x Publicidade: qual é a diferença?

Nós conhecemos esses dois assuntos, e sabemos que eles não têm o mesmo significado, mas às vezes confunde, não é mesmo? Afinal, qual é a diferença entre Marketing e Publicidade?

Vamos com calma! Antes de entendermos a diferença, precisamos saber o conceito de cada um e como eles funcionam na prática.

O que é Marketing?

Diferente do que muitas vezes se pensa, Marketing não é só vendas e divulgação. Marketing é, na verdade, um conjunto de práticas e ações que visa alcançar objetivos, entendendo o mercado e as necessidades de seus clientes.

Para atingir um bom resultado, o Marketing utiliza os 4P’s. Também conhecido como Mix do Marketing, esse conceito representa os pilares básicos, que são utilizados para atingir melhores resultados em suas estratégias. São eles:

  • Produto: Analisar qual produto ou serviço está sendo colocado no mercado. Suas características, funções e diferencial. Além disso, entender as necessidades dos clientes em potencial e como será utilizado.
  • Preço: O valor final que o cliente deve pagar, porém o preço do produto, afeta diretamente na forma como ele será vendido.
  • Praça: A distribuição. Como o cliente chegará ao seu produto/serviço.
  • Promoção: As formas de divulgação e comunicação com o público-alvo. Possíveis soluções para suprir as necessidades de seus clientes.

Além disso, existem diversos tipos de Marketing, que podem atingir diferentes objetivos, públicos e situações.

O que é Publicidade?

A Publicidade, por sua vez, possui um conceito bem amplo, porém, resumindo de forma bem objetiva, podemos dizer que Publicidade é uma técnica de comunicação em massa. Ela utiliza as mais diversas linguagens e formas de se comunicar, se adaptando ao perfil do público em questão, despertando emoções e interesses.

Também conhecida como a arte de convencer e persuadir de modo direto, a Publicidade está constantemente presente no nosso dia a dia, tanto em ambientes internos quanto externos. Por isso, muitas vezes, quando estamos abertos a consumir algum produto ou serviço específico, nos influenciamos por determinada peça publicitária.

Dentro da Publicidade, existem diversas áreas de atuação, que trabalham em conjunto pelo mesmo objetivo: o cliente. Quando a demanda passa corretamente por todas as áreas, e elas entram em harmonia, o resultado é satisfatório e o sucesso do cliente, alcançado.

Mas afinal, qual a diferença?

Então, voltando um pouquinho: você se lembra do P de Promoção do Mix de Marketing? Ele é, nada menos que, a própria Publicidade! Ela é considerada uma das estratégias de divulgação do produto. Portanto, podemos concluir que a Publicidade está inserida dentro do processo de Marketing. Considerando isso, separamos outras duas diferenças na prática:

  • Enquanto a Publicidade divulga a sua mensagem, o Marketing desenvolve estratégias para vender produtos e serviços;
  • As atividades publicitárias envolvem processos criativos e comunicativos, enquanto as atividades do Marketing contam com aspectos mais técnicos;

Apesar de suas diferenças, a melhor opção é que essas duas áreas andem juntas, pois a falha de uma, também afeta a outra. Além disso, como também vimos anteriormente, existem diversos tipos de Marketing, que juntos com a Publicidade, podem criar algo maravilhoso e personalizado para cada objetivo, atingindo resultados sólidos e positivos.

Ainda tá com dúvidas? Precisa de algum desses serviços? Nós podemos te ajudar! Entre em contato com a gente agora mesmo e transforme a comunicação de sua marca.

Deixe uma resposta